
as Técnicas de medicina tradicional chinesa
Acupuntura
Técnica milenar usada na cura e promoção do equilíbrio e bem-estar.
Um dos pilares da MTC, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde pela eficácia em dezenas de patologias. Assente numa abordagem holística, contribui para o equilíbrio físico, emocional e mental.
A acupunctura funciona através da inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo, que estimulam a circulação do sangue e energia, reequilibrando-as.
Tem revelado benefícios no tratamento de patologias da saúde da mulher, como cólicas menstruais (dismenorreia), SOP (Síndrome dos Ovários Poliquísticos), infertilidade e endometriose.
Moxabustão
Técnica da Medicina Tradicional Chinesa que tem como base a artemísia.
Como funciona? A planta medicinal é queimada, sendo o seu calor aplicado na pele, nos mesmos pontos usados na Acupunctura.
O processo de Moxabustão é 100% natural e tem-se revelado muito eficaz no tratamento de patologias relacionadas com a saúde da mulher como as cólicas menstruais (dismenorreia), ciclos irregulares ou infertilidade.
Fitoterapia
Reconhece as propriedades medicinais de plantas e ervas e utiliza-as em diversos tratamentos que têm como principal objetivo o equilíbrio do corpo e da mente.
As ervas e plantas podem ser usadas individualmente ou em conjunto, seguindo receitas ancestrais cujos benefícios são evidentes.
Podendo ser usada sob a forma de chá ou comprimidos, a Fitoterapia funciona frequentemente como complemento a outras técnicas que utilizo na Clínica Yin, tal como a Acupunctura ou a Moxabustão.
DIETOTERAPIA
A nutrição como meio de promoção da saúde.
Tendo como base os princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa, a nutrição desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, na regulação do metabolismo e na prevenção de patologias.
A dietoterapia consiste na utilização de determinado alimento, com base nas suas propriedades e natureza energética.
Através da dietoterapia é possível definir quais os alimentos a dar preferência em cada fase do ciclo menstrual.
Aromaterapia
Sabias que a Aromaterapia pode ajuda-te a dormir melhor? Ou a regular os ciclos menstruais e a reduzir as cólicas? Estes são apenas alguns dos benefícios desta prática terapêutica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que recorre óleos essenciais.
Usados das mais diferentes formas — massagens, aplicação local ou inalação — a Aromaterapia equilibra corpo e mente e estimula o fluxo de energia, sobretudo quando aplicada em simultâneo com outras técnicas da MTC, como a Acupuntura e Fitoterapia.
ventosoterapia
Tal como o nome indica, nesta técnica da Medicina Tradicional Chinesa são utilizadas ventosas que, quando aplicadas no corpo, produzem um efeito de sucção. E quais os seus efeitos?
Ao criar uma pressão negativa na pele, as ventosas aumentam a circulação sanguínea, ajudando a purificar o sangue.
Ao melhorar o fluxo de sangue e energia, a Ventosaterapia revela-se bastante benéfica no tratamento de patologias da saúde da mulher, tais como cólicas menstruais (dismenorreia), SOP (Síndrome dos Ovários Poliquísticos), endometriose e adenomiose.
Electroestimulação
Nesta técnica da Medicina Tradicional Chinesa são usados os mesmos pontos específicos da Acupunctura, mas com recurso a impulsos elétricos. Trata-se de uma terapia eficaz, segura, e que tem apresentado excelentes resultados no tratamento da dor e de processos inflamatórios.
A Electroestimulação está também referenciada como benéfica em patologias relacionadas com a saúde da mulher, como a dismenorreia, irregularidade no ciclo menstrual, endometriose e a infertilidade.
TDP
TDP vem da palavra chinesa Tending Diancibo Pu que significa espetro eletromagnético especial. Falamos de uma lâmpada mineral térmica com um disco com mais de 30 minerais diferentes, que irradia calor e ondas electromagnéticas.
O resultado, aquando da penetração na pele, é a melhoria do fluxo de energia e sangue, com amplos benefícios na saúde feminina. Utilizo especialmente em casos de endometriose ou infertilidade.
Tui Na
Outras das terapias da Medicina Tradicional Chinesa que une os seus princípios milenares a técnicas manuais resultando numa massagem terapêutica vigorosa.
Tui significa empurrar e Na agarrar. A massagem Tui Na consiste nestes dois movimentos, conjugando técnicas de pressão e de alongamento. O resultado é o aumento da circulação sanguínea e da própria energia corporal, o que contribui para o alívio das dores musculares, bem como o fortalecimento do sistema imunitário e da flexibilidade.
